VOCÊ SABE O QUE É OUTSOURCING DE TI? ENTENDA ESSA TENDÊNCIA QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NO MERCADO

A terceirização dos serviços de TI está mostrando ser uma opção com muitos benefícios para empresas de todos os setores. Essa alternativa de serviço pode reduzir custos, aumentar a produtividade, economizar tempo, entre outros fatores que você lerá a seguir.


O QUE É OUTSOURCING DE TI?


A TI é muito importante para as empresas, mas pode ser caro manter um setor com profissionais de alto nível, boa infraestrutura e sistemas de alto desempenho. O outsourcing é uma terceirização do serviço da TI, onde o prestador de serviço oferece todo o suporte, sendo o responsável pelas atividades de infraestrutura de rede, suporte técnico e desenvolvimento de sistemas.


Um estudo realizado pelo Everest Group apontou que o Brasil é um dos países com mais oportunidades em outsourcing de TI no mundo. Isso acontece devido ao momento de instabilidade econômica, onde os gestores buscam soluções que reduzam os custos operacionais com processos que otimizem a produção da empresa.


É possível terceirizar a TI de forma integral ou parcial. Esse serviço pode ser útil se sua empresa precisa de uma manutenção de rotina, ou de um suporte para o sistema dos usuários, como também pode servir para quem está procurando um servidor de nuvem, melhoria na infraestrutura e maior cuidado na segurança de dados.


Ao contratar um outsourcing de TI, o contratante terá à sua disposição uma equipe especializada, pronta para lidar com as mais modernas tecnologias de softwares, hardwares, equipamentos e sistemas.


QUANDO APLICAR A TERCEIRIZAÇÃO DE TI NA MINHA EMPRESA?


Ao contratar uma empresa de TI as soluções podem ser: 

• Necessidade de diminuir o orçamento. 

• Dificuldade em contratar o profissional de TI adequado.
• Falta de um setor de TI.
• Licenciamento de softwares.
• Gestão de redes e servidores.
• Transferir dados para a nuvem.
• Colocar o backup em dia.
• Desenvolver sites, sistemas e aplicativos.


Um ponto importante que vale ressaltar é que a parceria é protegida por um contrato que permite ao contratante acompanhar todos os processos das atividades feitas. Dessa maneira, é garantida a qualidade e o controle dos serviços.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE CONTRATAR UM OUTSOURCING DE TI?

Esse serviço só vale a pena quando o contrato oferece mais vantagens do que a contratação de um time completo para trabalhar em um setor dentro da empresa. Alguns dos benefícios são:

• Redução de custos – Os gastos com infraestrutura e seleção de uma equipe qualificada são altos. Com um serviço de outsourcing de TI esses gastos são dispensados, já que a empresa contratada fornece os profissionais. Você também pode contratar esse serviço só quando há alguma demanda específica, aliviando o orçamento de outros períodos no ano. A empresa só fica responsável apenas pela execução do serviço. Uma das atividades de uma equipe terceirizada de TI é avaliar como anda a performance da organização como um todo e sugerir melhorias que podem aumentar a rentabilidade.

Aumento da produtividade e economia de tempo – Os gestores utilizam métodos de trabalho que deixam os processos mais ágeis e eficazes, como é a metodologia scrum. Também são utilizados muitos relatórios de demonstração de resultados, desempenhos e condições dos equipamentos.

• Gestão centralizada – A empresa não precisa se preocupar com o gerenciamento de TI, já que esse será feito pelo fornecedor e seguirá todos os protocolos assinados no contrato de SLA.

• Foco no objetivo final – Ao ter uma equipe preparada para solucionar tudo que envolve TI, os colaboradores da organização não perdem tempo e nem energia precisando deslocar a atenção para problemas de outros setores. Dessa forma, todos podem se dedicar ao máximo para seus serviços e objetivos.

Segurança de dados – Com a LGPD em vigor, agora mais do que nunca é necessário ter cuidado com o controle de dados que passam pela organização, tanto as informações da própria empresa, como as dos clientes e funcionários.

• Experiência – Com o outsourcing, a empresa que contrata ganha uma gestão de TI apurada, baseada em modelos como ITIL, COBIT e Scrum, fazendo com que o setor de TI tenha maior desempenho. Não é preciso que os gestores da contratante conheçam a fundo estas metodologias. Basicamente você pode deixar a preocupação técnica com a equipe de TI e focar no seu negócio.


COMO ESCOLHER A EMPRESA PARA FAZER O OUTSOURCING DE TI?

A consultoria e serviço de terceirização de TI devem agir como um braço estratégico da sua organização, acompanhando a evolução de novas tecnologias e modelos de negócio.

Cada empresa tem necessidades exclusivas e específicas, que devem ser tratadas dessa mesma maneira por uma empresa que forneça soluções personalizadas e honestas, com flexibilidade nos seus serviços e que traga, principalmente, segurança na gestão de dados.

É importante fazer pesquisas sobre a credibilidade da empresa a ser contratada, sua experiência e seu tempo de mercado.

CONHEÇA O SERVIÇO DE OUTSOURCING DA PLSS:

A PLSS tem casos de sucesso com clientes nas mais diversas áreas de atuação. De pequenas a grandes empresas, de públicas a privadas, espalhadas por nove estados do Brasil, cada uma conta com soluções e atendimentos personalizados, pensados por nossa equipe para auxiliar na busca pela excelência do desempenho. 

Fornecemos técnicos, programadores e analistas para trabalharem exclusivamente à disposição de sua organização, seja de maneira remota ou presencialmente na sua empresa.

Mais lidos

Veja também os artigos mais lidos da semana.