O que é uma vpn e como ela aumenta sua segurança e privacidade online?

O que você sabe sobre as VPNs? Você sabe o que as torna tão úteis? Por que tantas pessoas e empresas usam um todos os dias? Como ela protege a sua rede? Saiba mais sobre o assunto lendo o artigo a seguir!


O que é VPN?


Uma VPN, ou rede privada virtual (Virtual Private Network), cria um túnel de conexão seguro entre o seu computador e a internet. Uma VPN criptografa sua conexão, evitando que outras pessoas vejam os dados que você está transferindo. Ele também esconde seu endereço de IP, proporcionando total privacidade online e anonimato. Isso mantém seus dados protegidos de qualquer tentativa de ataques cibernéticos, especialmente em redes públicas de Wi-Fi, em locais como cafés, restaurantes, aeroportos e hotéis. O uso de uma VPN ajuda a garantir que ninguém possa ver seus dados pessoais, como senhas ou informações de cartão de crédito.


Como uma VPN protege seu endereço IP e privacidade


Em resumo, uma VPN criptografa o tráfego e disfarça a identidade da rede. Isso torna quase impossível para terceiros rastrearem suas atividades online e roubarem seus dados.


Uma VPN oculta seu endereço de IP, redirecionando o tráfego de rede por meio de um servidor remoto especialmente configurado com maior segurança. Isso cria um túnel de dados entre sua rede local e um nó de saída em outro local, que pode estar a milhares de quilômetros de distância, fazendo com que pareça que você está de fato em outro lugar.


Sem uma VPN, seu provedor de serviços de internet pode ver todo o seu histórico de navegação e a sua rede está exposta a ataque de cibercriminosos. Com uma VPN, seu histórico de pesquisa fica oculto. Isso ocorre porque sua atividade na web será associada ao endereço IP do servidor VPN, não ao seu. Um provedor de serviços VPN pode ter servidores em qualquer lugar do mundo. Isso significa que sua atividade de pesquisa pode se originar de qualquer um deles, tornando suas ações online indetectáveis e anônimas, fornecendo um grau muito maior de privacidade para tudo o que você faz online. 


Por que você precisa de uma VPN?


  • Proteger suas informações pessoais – Esta é realmente a era da mobilidade. A maioria das pessoas acessa a internet toda hora usando seus dispositivos móveis, trocando enormes quantidades de dados por redes públicas no processo. De compras online a serviços bancários móveis, ou simplesmente para verificar emails e contas nas redes sociais, o número de maneiras pelas quais suas informações pessoais e dados confidenciais podem ser expostos a hackers e cibercriminosos é uma preocupação real. Pessoas que acessam com frequência a internet usando redes Wi-Fi públicas correm um risco enorme. O uso de uma VPN ajuda a conter o vazamento de dados indesejados e o roubo de suas informações pessoais, protegendo seus dados durante as transferências de dados pela internet.

  • Aumentar sua privacidade de navegação – Muitos aplicativos de compras, plataformas de rede social e mecanismos de pesquisa coletam e analisam continuamente seu histórico de pesquisa na Internet. Eles rastreiam os links que você visitou, os produtos que você visualizou e até mesmo as postagens nas redes sociais que você curtiu. Eles usam essas informações para fornecer conteúdo mais direcionado, como os anúncios que você vê após fazer uma pesquisa de algum produto. Observe que simplesmente limpar o seu histórico de navegação não os impede de fazer isso. No entanto, uma VPN é a maneira mais eficaz de impedir que esses serviços rastreiem sua atividade na internet. Uma VPN oculta os dados em cache e a localização do seu navegador, aumentando sua privacidade de navegação e evitando que as empresas forneçam conteúdo com base em suas pesquisas e localização.
Quão segura é uma VPN?

Embora as VPNs sejam excelentes para proteger seu endereço IP e garantir que suas atividades online sejam virtualmente indetectáveis, é importante entender que elas não são uma solução de segurança completa. Existem outros pontos importantes que precisam ser considerados ao escolher um provedor de VPN. 

Por exemplo, uma VPN não oferece proteção contra malware. Se o seu computador for infectado com um, seus dados podem ser roubados ou destruídos mesmo com uma VPN. Para proteger-se contra isso, é essencial usar um software antivírus. 

Outro exemplo é que, embora ao usar uma VPN seu tráfego de internet fique protegido, o próprio provedor de VPN pode monitorar suas atividades online. Por esse motivo, você precisa escolher cuidadosamente quem será o seu provedor. Aqui estão algumas coisas para serem observadas ao escolher uma VPN: 

  • Seus dados não serão registrados – Se o site do provedor de VPN declarar que não coletará ou armazenará nenhum de seus dados ou informações pessoais, observe que esta promessa se tornou banal. Quase todos os provedores de VPN afirmam isso. No entanto, se você ler os termos de serviço com atenção poderá achar contradições. Leia com cuidado a política de privacidade e como eles usam os dados dos clientes. Eles usam as informações para melhorar seus serviços ou as estão vendendo a terceiros? 
  • Serviços grátis – Você recebe o que você paga. Esse velho ditado nunca foi mais correto do que no caso das VPNs gratuitas. As VPNs gratuitas costumam conter malware. Essas VPNs não criptografam suas ações online, na verdade, podem até mesmo enviar seu histórico de navegação e informações pessoais para anunciantes. Não procure por uma VPN grátis.
  • Assinatura vitalícia – Operar um serviço VPN legítimo e seguro não custa barato. Como resultado, oferecer a todos os clientes uma assinatura vitalícia é certamente um modelo de negócios insustentável. Se você encontrar tal oferta, fique longe, porque é quase garantido que seja bom demais para ser verdade. 

  • Exigência de dados privados – Se o provedor de VPN exigir seu número de telefone, endereço ou número do seguro social, evite utilizá-lo, especialmente quando o anonimato e a privacidade forem importantes para você. Evite usar VPNs que só permitem pagar com cartão de crédito. Um provedor VPN legítimo deve aceitar outros métodos de pagamento para oferecer maior segurança. 

Como escolher uma VPN confiável?

Busque por consultoria de empresas que são autoridades no assunto de segurança online. Existem alguns critérios que devem ser considerados de acordo com a necessidade: velocidade, limite de dados, tipo de criptografia e a qualidade do suporte são alguns deles.

Está procurando uma solução para aumentar a segurança em rede da sua empresa? Entre em contato com a PLSS e um dos nossos especialistas estará esperando para levar até você as melhores soluções.

Não corra risco. Mantenha seus dados em segurança. 

Mais lidos

Veja também os artigos mais lidos da semana.